11.7 C
Porto
Sábado, Agosto 15, 2020
Inicio Artigos A melhor maneira de enviar as encomendas efetuadas no e-commerce

A melhor maneira de enviar as encomendas efetuadas no e-commerce

Confira aqui qual a melhor maneira de enviar as encomendas efetuadas no e-commerce.

Um dos maiores pilares do e-commerce e o que faz a diferença entre o comércio físico, é a forma de fazer as entregas da sua loja virtual, ou seja, além de ser imprescindível o serviço de entrega de encomendas, a experiência em adquirir um produto e recebê-lo em casa pode ser uma atração para os novos compradores e também para os clientes já fidelizados.

É por esta importância que os serviços que estão virados para o melhor envio devem ser tratados com atenção.

Algumas das reclamações dos clientes são justamente sobre o prazo, e não quando recebem o produto.

Quando isto acontece, as consequências vão para além da insatisfação do cliente: ele simplesmente deixa de comprar na sua loja e ainda “espalha” o mau serviço nas redes sociais.

O resultado é a perda de não apenas um cliente, mas de vários outros potenciais compradores.

Qual a importância da entrega pelo e-commerce?

Para entender melhor sobre a importância do envio online, basta constatar que uma pesquisa realizada pelo Invesp (instituto inglês de pesquisa), no ano passado, demonstrou que 44% dos carrinhos de compras foram abandonados devido aos custos relativos ao envio.

Este acabou por ser apontado como o motivo principal para o abandono do carrinho de compras.

Após ter feito uma compra, o envio do produto é algo que gera ansiedade e expectativa por parte do cliente, que deseja ter logo o produto nas suas mãos.

Assim, o simples ato de entregar o código de rastreamento da encomenda vai acabar por oferecer tranquilidade durante a espera, além de gerar confiança de que tudo vai ocorrer adequadamente.

Como fazer entregas a partir da loja virtual?

Uma forma bem simples de entregas de encomendas é ir até uma agência dos Correios e enviar o produto.

Mas há soluções mais sofisticadas em que a sua empresa pode adotar.

Uma delas é ter uma parceria com uma empresa de logística.

Atualmente, há várias empresas especializadas no envio e entrega dos produtos que ofereçam uma personalização nos serviços de comércio eletrónico.

Após uma venda ser efetuada, a empresa de logística vai passar na sua casa ou na sua loja, vai pegar o produto e o vai enviar para o cliente.

Como pôde ver, é cómodo e simples, ao permitir que se foque apenas no seu negócio.

Do mesmo modo, é possível firmar um contrato com uma empresa de logística, recolher os dados no sistema e contactar com serviços e tarifas diferentes.

Para facilitar ainda mais, pusemos alguns conselhos para quem pretende fazer entregas de produtos comprados online:

  1. Contratar uma empresa de logística

Se tem uma loja virtual, um dos passos iniciais é saber como vai fazer o serviço de entrega de mercadorias compradas.

Assim, é necessário contratar os serviços de uma empresa de logística que esteja virada, exclusivamente, para o e-commerce.

Então, fazer a entrega por uma empresa de logística é uma das principais alternativas.

E não se esqueça de deixar os custos de entrega e-commerce claramente mostrados durante o processo de compra.

Tente fazer com que o cliente saiba qual é o custo, separado do envio.

  1. Oferecer o envio grátis

Esta é sempre uma ótima alternativa.

Aqui, é a loja que manda sobre os custos do envio.

Geralmente, esta estratégia é utilizada depois de um gasto médio realizado no site.

Por exemplo, envio grátis para compras acima de 100€.

Se estiver a imaginar se isto não vai tirar o seu lucro, tente pensar no facto de que 44% dos carrinhos de compras são abandonados por causa dos custos de envio.

Assim, um envio gratuito pode ser o “empurrão” necessário para que a compra seja efetuada.

  1. Oferecer o envio gratuito para determinados lugares

Esta é uma outra excelente alternativa.

Caso não possa dar o envio gratuito para todos os produtos, uma possibilidade é assumir os custos de envio para determinados zonas geográficas que já tenha uma nítida ideia das tarifas.

Com certeza que já viu inúmeros sites que oferecem descontos para todo o Sudeste e Sul, mas que cobram para o resto do país.

Então, tente não pensar na possibilidade, tente fazer as contas e tente estudar para saber se esta pode ser uma boa estratégia adequada para a sua loja virtual.

  1. Oferecer o envio gratuito para determinados produtos

Outra possibilidade que deve ser levada em conta pelo dono de uma loja virtual é a de oferecer o envio gratuito para determinados produtos.

Isto pode ser dado a dois tipos de comportamentos da sua empresa: a tentativa de aumentar as vendas de produtos que estão em baixa ou de diminuir um stock de produtos que ainda estão em alta.

Aqui, claro, novamente é necessário saber se os valores do produto vão cobrir o custo do envio.

Esta estratégia constitui-se numa excelente ferramenta para agradar o cliente sem desvalorizar um produto.

  1. Se tiver uma loja física, tente dar a possibilidade de o cliente retirar da loja

Esta possibilidade é bem simples de ser implementada e vai dar bastante segurança para com o cliente: se ele quiser, pode retirar o produto diretamente na loja, ao economizar com isto o custo do envio.

Muitos clientes entendem a possibilidade de retirar o produto diretamente na loja como uma economia.

Outro ponto que o cliente vai gostar disto é o facto de saber que possui uma loja física, já que isso gera confiança.

  1. Dar ao cliente a possibilidade de poder acompanhar a sua encomenda

Após o cliente ter feito uma compra, o serviço de entrega do produto é algo que gera ansiedade e expectativa por parte do cliente, que deseja ter logo o produto nas mãos.

Assim, o simples ato de entregar o código de rastreamento da encomenda vai acabar por oferecer ao cliente uma tranquilidade a mais durante a espera, além de gerar confiança de que tudo vai correr adequadamente.

Por exemplo, se usar uma empresa de logística, cada encomenda gera um código de rastreamento, o qual pode ser entregue para que o cliente possa seguir o seu produto.

 

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook e Instagram com especialistas em e-commerce.

Está pensando em criar uma loja Online? Entra em contacto com os nossos especialistas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Escreva o seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Como manter a sua mentalidade como proprietário de uma empresa durante uma recessão

Como manter a sua mentalidade como proprietário de uma empresa durante uma recessão Uma recessão pode ser um pesadelo mental para um empresário. Já trabalhei como...

Hábitos de empreendedores digitais de sucesso

Hábitos de empreendedores digitais de sucesso   Empreender na internet já se tornou uma realidade para muitas pessoas que sonham em ganhar a vida de um...

Como identificar o perfil do cliente ideal para o meu negócio?

Como identificar o perfil do cliente ideal para o meu negócio?   Para traçar estratégias eficientes no seu negócio, é fundamental conhecer o perfil do cliente...

Como Investir apenas 100 Euros?

Como Investir apenas 100 Euros?   Saiba como investir 100 euros, para o seu dinheiro crescer. Conheça as melhores alternativas disponíveis. Ter pouco dinheiro para investir,...

Recent Comments