11.7 C
Porto
Sexta-feira, Agosto 7, 2020
Inicio Artigos As vantagens de ter um blog

As vantagens de ter um blog

Confira quais as vantagens de ter um blog.

O que é um blog?

Um blog é um domínio na internet em que o utilizador pode usar para contar as suas histórias, publicar conteúdos pessoais e escrever sobre qualquer tipo de assunto do seu interesse e do seu conhecimento.

A definição de blog é um site informativo ou um jornal em que mostra as postagens mais recentes no topo da página principal.

Ele também recebe atualizações frequentes e é geralmente gerido por apenas uma pessoa.

Ou, em alguns casos, por um pequeno grupo de redatores.

Um blog pode receber qualquer tipo de conteúdo sobre qualquer assunto.

A pessoa ou a equipa que produz e publica podem ser especialistas nalgum campo de conhecimento, como, por exemplo, de tecnologia.

Ou, podem-se focar em contar histórias e experiências com algum tipo de hobby, produto ou serviço.

Para que serve um blog?

Tanto as pessoas como as empresas usam um blog para diversos fins.

Vamos dizer que seja apaixonado por coelhos e quer compartilhar este sentimento com mais pessoas que também gostam desse animal de estimação.

Ou, pode ser um pesquisador, está a fazer um estudo sobre as mudanças climáticas no planeta e quer escrever as suas descobertas mais recentes.

Ou, pode ser que seja dos negócios e quer fazer com que os seus produtos ou os seus serviços vendam mais.

A intenção é atingir um público ainda maior e criar uma espécie de consciência da sua marca nas pessoas.

Assim como um site ou um diário virtual, um blog possui uma estrutura básica.

Antes de tudo, deve saber que ela não é padronizada, ao conter funções estruturadas que sempre pode encontrar quando tem acesso a qualquer blog.

Como funciona um blog?

A estrutura de um blog consiste num cabeçalho central que tem um menu ou uma barra de navegação completa das principais páginas dele.

A área de conteúdo principal contém todos os posts mais recentes em destaque.

Geralmente, existe uma barra lateral que mostra alguns perfis de redes sociais ou as postagens com maior relevância, seja no número de acessos ou envolvimentos por comentários.

Por último, na parte inferir do blog, no rodapé, ficam as informações básicas, como, por exemplo, os links para as políticas de privacidade, os avisos legais e os dados para o contato.

Todos os aspetos do layout de um blog são importantes, pois eles vão colaborar na intuição da navegação do utilizador para encontrar os seus conteúdos.

Vantagens de ter um blog

  1. Melhorar a sua habilidade de comunicação

Quando se cria um blog, a primeira vantagem a ser considerada é a melhoria da sua habilidade de comunicação.

Como administrador do seu blog, vai precisar de atualizá-lo com regularidade, seja diariamente ou semanalmente.

Para todos os efeitos, vai ser necessário elaborar, organizar e compartilhar a sua opinião com o seu público alvo.

Todo este processo de organização de ideias vai contribuir para que se possa comunicar de modo claro, e necessariamente respeitosa com o seu público, uma vez que a intenção de todo o blog é aumentar o número de acessos, e isto só é possível com o compartilhamento do conteúdo de alta qualidade.

  1. Aprender a lidar com as críticas

Talvez a maior diferença entre escrever para um blog e escrever para uma revista, seja o facto de que com o blog, quem escrever, vai receber quase que em tempo imediato o feedback do leitor a respeito do seu conteúdo publicado.

Isto porque, ao atuar na blogosfera, vai aproximá-lo do seu leitor, que pode imediatamente após, ler o seu conteúdo e comentá-lo, seja de forma construtiva ou não.

Possuir um blog pode ser uma ótima oficina para as pessoas que encontram dificuldades em lidar com as críticas.

Vale a pena lembrar que é sempre bom receber estas críticas como oportunidade de melhorá-las, mas desconsidere a opinião de “haters” e os seus discursos de ódio.

  1. Hipótese de se tornar um especialista de um determinado assunto

Claro que se pode optar por ter um blog que vá tratar de assuntos diversos, mas para quem se deseja focar em um assunto específico, como, por exemplo, moda, entretenimento, culinária ou outros, as hipóteses de se tornar especialista sobre um determinado assunto, vão aumentar exponencialmente.

Isto porque, como já dissemos, para o sucesso de um blog é imprescindível o compartilhamento do conteúdo de qualidade, e o conteúdo de qualidade só pode ser elaborado com a pesquisa e conhecimento adquirido.

  1. Ganhar dinheiro com o seu blog

Ganhar dinheiro online não é mais um assunto que vá causar uma estranheza em grande parte dos que frequentam a web.

Há sites que têm uma grande quantidade de dicas para trabalhar online, ao obter uma “renda” através dos sites ou dos blogs.

O retorno financeiro por meio do seu blog vai exigir mais dedicação.

Isto porque qualquer pessoa pode criar o seu próprio blog e usar dos meios disponíveis para monitorizá-lo.

Se deseja fazer assim, o primeiro passo é criar a sua conta no Google Adsense.

Mas só isto não chega.

Saber exatamente como trabalhar com a ferramenta vai possibilitar o sucesso mais garantido.

Outra possibilidade é a criação de uma parceria com marcas que vão pagar pela publicação de posts no seu blog.

Para conseguir uma parceria com estas marcas, é importante que já possua um blog bem divulgado e com um número considerável de acessos e de seguidores, pois um dos primeiros critérios avaliados por uma marca ou uma empresa na hora de patrocinar um post é a expectativa do aumento do número de público a ser atingido por meio das suas páginas.

 

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook e Instagram com especialistas em e-commerce.

Está pensando em criar uma loja Online? Entra em contacto com os nossos especialistas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Escreva o seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Conheces o Modelo de negócio Asset Light?

Conheces o Modelo de negócio Asset Light?   O que é Asset Light? Asset Light é um termo usado para designar uma estratégia de negócios em que...

O que é o unique selling proposition (USP)?

O que é o unique selling proposition (USP)?   Unique Selling Proposition (USP- Proposta Única de Venda) é uma maneira de descrever como a sua empresa,...

Quais os tipos de anúncios que existem no Facebook?

Quais os tipos de anúncios que existem no Facebook? O Facebook é uma das principais ferramentas para quem quer trabalhar com marketing digital no seu...

Quais as características de um bom vendedor?

Quais as características de um bom vendedor? Os vendedores mais bem-sucedidos pensam e agem de maneira diferente do que o representante de vendas médio. O que...

Recent Comments