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Sábado, Agosto 15, 2020
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Como fazer um diagnóstico de ecommerce

Como fazer um diagnóstico de ecommerce

Primeiro de tudo é feito um estudo com várias etapas.

A sua agência de marketing deve tratar o potencial cliente como um paciente, analisando as queixas do mesmo mas indo mais além, pois a queixa principal pode não ser a causa de todo o problema. Assim, torna-se importante identificar pontos fracos que devem ser trabalhados e pontos fortes que podem estar a ser subtilizados pela empresa. E essas descobertas são oportunidades a serem exploradas pela sua agência.

Etapas de um diagnóstico

Etapa 1 – Análise da presença digital

Numa primeira etapa é importante realizar uma rápida análise da presença digital do potencial cliente, ainda antes de abordá-lo. Isso vai permitir qualificar o mesmo e entender se tem perfil para ser bom consumidor dos serviços prestados pela sua agência.

Neste momento, pode verificar quais os principais canais de comunicação digital utilizados e de que forma são utilizados, nomeadamente, em termos de quantidade e qualidade do conteúdo, técnicas de SEO aplicadas, utilização de pesquisa paga, entre outros.

É importante trabalhar com uma checklist, que permita de forma rápida, analisar a presença digital do seu futuro cliente.

Etapa 2 – Primeira reunião para realização de briefing com cliente

Esta é a etapa de perceber o cenário geral do negócio em que se encontra o cliente fazendo todas as questões necessárias e pertinentes para desenhar uma estratégia eficaz e duradoura. No entanto, este interrogatório deve ser balanceado com uma escuta activa, pois isso permitirá captar insights que serão valiosos no momento da apresentação e negociação das soluções da sua agência de marketing.

Um bom briefing deve deixar claro para a agência de marketing digital:

  • Os objetivo da procura por serviços da sua agência;
  • análise externa da empresa: mercado onde se encontra e principais concorrentes diretos e indiretos
  • análise interna da empresa: estrutura da empresa; desafios gerais;
  • análise da estratégia de comunicação actual.

Etapa 3 – Análise dos pontos fortes e fracos

Depois da realização do briefing é altura de refletir sobre as oportunidades detectadas no cliente e quais os problemas não identificados pelo mesmo, bem como, investigar de forma mais profunda algo que chamou a atenção.

O briefing realizado junto do cliente deve ser analisado de forma a detectar-se os pontos fracos e fortes da empresa do potencial cliente em 5 períodos fundamentais:

  • na atração;
  • na conversão;
  • no relacionamento;
  • na venda e nos resultados.

Na atração:

agora que sabe como atrair tráfego e quais os canais a utilizar, consegue ver mais claramente que oportunidades de atração podem ser melhor exploradas.

Na conversação:

entender se o tráfego está a gerar oportunidades de contatos para vendas futuras e se tal não acontecer, avaliar o que pode ser feito.

No relacionamento:

torna-se fundamental entender se há investimento em relacionamento com os clientes e como pode ser melhorado.

Venda e resultados:

que melhorias podem ser feitas na estrutura do processo de vendas.

perceber se as métricas utilizadas fazem sentido e como melhorar a identificação de pontos de melhoria.

 

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