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Quinta-feira, Outubro 1, 2020
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Como identificar o perfil do cliente ideal para o meu negócio?

Como identificar o perfil do cliente ideal para o meu negócio?

 

Para traçar estratégias eficientes no seu negócio, é fundamental conhecer o perfil do cliente que se deseja atrair. Com as características bem alinhadas, pode-se direcionar as ações e investir no que realmente gera grandes resultados — otimizando os seus recursos.

Neste artigo mostraremos como se pode coletar essas informações e a importância dessa estratégia para o crescimento do seu empreendimento.

 

O público-alvo de uma empresa é composto pelas pessoas que podem ter interesse nas soluções apresentadas. Porém, esse grupo de pessoas pode ser bem grande e heterogéneo. Cada potencial consumidor tem necessidades distintas e, portanto, exige ações diferentes das empresas.

Para criar estratégias que realmente alcancem os objetivos, é preciso filtrar esses contactos de acordo com o que se acha mais interessante e conectado à sua marca. Não ter um perfil do cliente bem definido pode fazer com que, na ânsia de converter todos, se cometa erros no atendimento e perca grandes oportunidades.

 

Como identificar as características do cliente ideal?

 

Analise os seus clientes atuais

O primeiro passo para identificar o perfil do cliente ideal é analisar os seus consumidores atuais. Quais são os seus principais consumidores? Sabe aqueles leads e clientes que se faz questão de estabelecer um melhor relacionamento, priorizando assim o stock e conhecer melhor as características? Ele pode ser o seu cliente ideal.

Faça uma lista das suas preferências, mas tente alinhar a sua opinião com o retorno financeiro que é gerado pelos consumidores. Analise esses clientes selecionados e procure por padrões no comportamento e nas características.

 

Identifique as características do público

Agora que já fez essa primeira seleção, veja como esses clientes especiais utilizam a solução ofertada. Por que eles compram? Como eles utilizam o produto? Com qual finalidade? Deve-se observar, por exemplo, se esse público usa os produtos ou serviços para criar um negócio ou se é para consumo próprio.

Analisando assim esses consumidores, procure por padrões. Eles podem ser a localização geográfica, o género, a faixa etária ou qualquer outro dado que permita criar uma segmentação para tratamento posterior.

 

Observe a necessidade pela solução

Por que esses clientes compram na sua empresa? Qual é a real necessidade deles? Essas perguntas podem trazer análises bem interessantes.

O consumidor procura por uma solução quando reconhece um problema existente. Entender esses problemas permite que se compreenda o universo do seu público e crie ações mais direcionadas, focadas em atender as necessidades de cada um deles.

 

Coletou todas as informações?

Com todos esses pontos que levantamos, é possível identificar o perfil do cliente ideal para a sua empresa e, assim, traçar planos estratégicos focados.

Lembre-se: deve-se sempre prezar por um ótimo atendimento para fidelizar seus consumidores. Assim, entender as características dessas pessoas é fundamental para que a sua estratégia tenha sucesso.

Colete as informações, analise-as e crie um direcionamento. Passe o resultado para toda a sua equipa e comece a planear as suas operações.

 

Agora já pode responder à pergunta: Como identificar o perfil do cliente ideal para o meu negócio?

 

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