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Quinta-feira, Outubro 1, 2020
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Como ter bons resultados na blackfriday?

Como ter bons resultados na blackfriday?

 

Se trabalha com marketing digital sabe o poder que a data Black Friday representa para quem vende produtos ou serviços pela internet. O intuito deste artigo de hoje é compartilhar a si algumas estratégias e dicas para aplicar no seu negócio na Black Friday.

 

O resultado das vendas nessa data é tão surpreendente que muitos e-commerces relatam vender em um único final de semana, o equivalente a um mês inteiro de faturamento. O mais interessante é que se investir corretamente em campanhas de links patrocinados, Facebook Ads, engajamento e disparo de e-mail marketing, redes sociais, etc, poderá potencializar ainda mais os resultados.

 

Dia da Black Friday

Assim como em todos os anos, a Black Friday acontece sempre no mês de Novembro, na data após o Dia de Ação de Graças, comemorado nos EUA. Portanto, em 2020 a data cairá no dia 27 de Novembro. Ou seja, ainda há tempo de se programar e aplicar as dicas que listei aqui.

 

Produtos Mais Vendidos

Em geral, na black friday, eletrodomésticos (itens de linha branca e televisores) e smartphones lideraram a lista dos produtos mais vendido. De modo geral, os produtos com ticket mais alto, performaram muito bem durante o evento. Eletrónicos, itens de informática, casa e decoração, também venderam muito bem.

 

Dicas para Black Friday

O que esperar da próxima Black Friday, que acontecerá daqui alguns meses? Bom, diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, onde a maior parte das vendas da Black Friday acontecem em lojas físicas, a oportunidade maior concentra-se na internet, através das vendas online. Essa é uma ótima notícia, pois o marketing digital o permite a se apoiar em diversas fontes de tráfego, levando assim as suas ofertas a um maior número de pessoas.

 

Prepare o seu Território

Muitas empresas investem milhares de euros nas suas estratégias para Black Friday e acabam por esquecer do mais simples, a estrutura para que o site suporte receber uma grande quantidade de visitas na data da Black Friday. Por isso, certifique-se juntamente com a seu serviço de hospedagem que o seu plano contratado junto a eles suporta uma boa carga de visitas. Outro ponto importante é certificar-se que o funcionamento do seu site esteja 100% OK. Ou seja, verifique se não existem links quebrados, imagens que não carregam e o mais importante, que o sistema de compra está a funcionar perfeitamente.

 

Ofereça Descontos Realmente Incríveis

Todos nós conhecemos o jeitinho brasileiro de fazer as coisas. Quando a Black Friday surgiu, muitos “espertinhos” maquiaram os preços para que eles parecessem menores durante a data. O que acontece é que cada vez mais as pessoas estão atentas ao que é “maquiado” e ao que é realmente um bom desconto. Por isso, não tente enganar as pessoas, ofereça realmente descontos incríveis e as suas vendas serão um sucesso!

 

Dê Tratamento VIP à sua Audiência

Se vende produtos ou serviços na internet, é bem provável que já tenha uma audiência, uma cartela de clientes. Que tal conceder a eles um desconto ainda melhor do que aquele que será oferecido para quem nunca comprou nada de si? Esse mega desconto pode ser concedido para as pessoas que fazem parte da sua lista de e-mails ou para aquelas que gostaram da sua fanpage. Em outras palavras, se vai dar 50% de desconto para o público geral, ofereça 60 ou até mesmo 70% para aqueles que já confiam em si, para aqueles que já foram ou são os seus clientes.

 

Esteja Atento ao Mobile

A cada ano que passa, cresce o número de vendas online através de dispositivos móveis (smartphones e tablets), por isso, esteja atento à experiência do utilizador. O seu site está preparado para ser acedido por um dispositivo móvel? Se não quiser perder vendas, é bom se atentar a esse ponto. A melhor maneira de descobrir se seu site suporta uma boa navegação em dispositivos mobiles, é através deste teste de compatibilidade do Google. Faça o teste!

 

Aumente e Aqueça a sua Lista de E-mails

Nós sabemos que o e-mail é um aliado muito forte para as vendas, por isso que tal aumentar a sua lista e promover o engajamento através dela? Ofereça conteúdo de qualidade para as pessoas que assinaram a sua newsletter e comunique a elas que está a preparar ofertas incríveis para a Black Friday . Todos amam descontos, por isso, aproveite da força que a data oferece, converse com a sua audiência e arrase nas vendas!

 

Peça para as Pessoas Criarem Wish Lists

Se tem um e-commerce, tenho uma estratégia matadora para si! Que tal convidar as pessoas a criarem uma lista de desejos? Funciona assim: elas colocam na lista todos os produtos que elas comprariam, caso existisse um bom desconto na hora da compra. Dias antes da Black Friday, verifica na base de dados quais foram os produtos “mais desejados” e oferece um bom desconto justamente nesses produtos. Por fim, no dia da Black Friday envia um e-mail, informando à pessoa que um dos produtos da lista de desejos dela está com desconto. É venda na certa!

 

Implemente um Contador de Tempo

Já reparou que nós tendemos a tomar uma ação rápida quando temos pouco tempo para decidir? É o que chamamos de gatilho da escassez! Essa é uma estratégia que pode utilizar na Black Friday, uma vez que o ponto alto das vendas é no dia mesmo. Se possível, implemente um contador de tempo nas suas páginas de venda, algo como: “Esta oferta é válida por apenas… 05, 04, 03 horas …” e por aí vai. Existem maneiras simples de implementar um countdown no seu site, converse sobre isso com a sua equipa de desenvolvimento.

 

Invista em Anúncios Patrocinados

O Google Adwords e o Facebook Ads podem te ajudar bastante na Black Friday. Se tem uma fanpage, promova as suas ofertas e descontos para as pessoas que gostam da sua página. A disputa no leilão no AdWords certamente estará alta, mas se souber trabalhar bem as palavras-chave que utilizará para anunciar no Google, é possível conseguir um bom ROI. Use a criatividade na hora de criar as suas campanhas de anúncios e otimize-as, descartando assim os anúncios que não geram resultado. Posts patrocinados no Twitter também podem trazer bons resultados, uma vez que durante a Black Friday, muitas pessoas fazem uso de hashtags para encontrar descontos, por isso, faça o teste!

 

Faça Uso das Notificações Push

Que tal aumentar o alcance das suas ofertas, notificando as pessoas assim que os preços baixarem? Você pode fazer isso através das notificações do Facebook e também das notificações WEB. Nós sabemos que no dia da Black Friday, milhões de e-mails são disparados e muitas das vezes, a caixa de entrada do seu cliente fica abarrotada de mensagens. Ao utilizar as notificações, entrega a oferta diretamente no telemóvel da pessoa ou no momento em que ela abre o seu navegador WEB. É muito prático e traz resultados excelentes. Implemente esse recurso no seu negócio e verá um aumento considerável nas suas vendas, na Black Friday!

 

Como ter bons resultados na blackfriday?
Como ter bons resultados na blackfriday?

Implemente Serviço de Chat Online

Na internet existem inúmeras alternativas para implementar um chat online no seu site. Que tal incluir esse serviço nas suas páginas de venda? É comum as pessoas terem uma dúvida ou outra antes de realizarem a compra e muitas vezes uma simples conversa no chat pode direcioná-las à compra. Zopim e Olark são bons sistemas de chat para implementar no seu site, veja!

 

Atendimento e Vendas Pelo WhatsApp

Dependendo do tamanho da sua loja virtual ou do seu negócio online, é possível também potencializar os seus resultados fazendo assim vendas pelo WhatsApp. Sei que praticamente todos têm acesso a essa aplicação e certamente a sua audiência ficará muito confortável tendo mais esse canal de comunicação, para tirar eventuais dúvidas que precedem o momento de compra. Explore esse recurso e maximize as suas vendas!

 

 

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