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Quinta-feira, Outubro 22, 2020
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Desmistificação sobre o comércio eletrónico de alimentos

Desmistificação sobre o comércio eletrónico de alimentos

 

As compras online continuam a marcar o crescimento do consumo doméstico. Nos últimos meses, tem havido um boom sem precedentes. De facto, de acordo com as últimas pesquisas da principal empresa de ciência de dados de consumo dunnhumby, a percentagem de compras feitas através deste canal situa-se agora em 28% a nível mundial e 24% a nível nacional. Quando se fala do setor do comércio eletrónico de alimentos, ouvem-se problemas, perguntas e mitos à sua volta.

 

Mito 1: O comércio eletrónico canibaliza as vendas físicas nas lojas

A este respeito, a dunnhumby afirma que é 70% incremental. 50% são compradores existentes que compram mais e os outros 50% são novos compradores. O comércio eletrónico, de acordo com a empresa, é fundamental para aumentar a participação dos compradores.

 

Mito 2: Os compradores de alimentos online só procuram ofertas

Pensa-se muitas vezes que a compra de alimentos online se reduz a uma competição pelo melhor preço. Os consumidores mudarão para o retalhista que é mais barato e oferece mais artigos promocionais. Contudo, enquanto um bom website facilita a procura de artigos promocionais, o mais importante, segundo a empresa, é o tamanho do cesto de compras, que é normalmente 4 vezes maior online do que numa loja física.

 

Mito 3: As pessoas não compram frescos online

É um dos argumentos mais frequentemente ouvidos pelos retalhistas de produtos alimentares sobre o porquê de sentirem que as compras de alimentos online nunca irão descolar em grande escala. Eles acreditam que os consumidores estão relutantes em comprar alimentos frescos online. No entanto, segundo a dunnhumby, esta é uma barreira muito mais baixa do que pensam: quase metade (48%) das vendas de alimentos online são frescos.

 

Mito 4: Os compradores de comércio eletrónico de alimentos são apenas millennials e especialistas em tecnologia

Na realidade, há uma grande variedade de segmentos da população que utilizam este canal para se abastecerem de alimentos. Entre os principais utilizadores encontram-se famílias com pouco tempo. De facto, o grupo predominante de consumidores tem mais de 40 anos e o grupo seguinte é constituído por consumidores com mais de 50 anos. Além disso, o Covid-19 apenas aumentou esta tendência, de modo a que as audiências mais antigas que anteriormente ignoravam as compras online estejam agora a aderir a esta modalidade.

 

Mito 5: Um inventário em tempo real é essencial para o sucesso

Os produtos esgotados são um problema real no cenário de compras online, especialmente porque os tamanhos dos cestos são normalmente de 100 artigos. Se 10% dos artigos estiverem fora de stock, são 10 artigos substituídos ou retirados do cesto. No entanto, com a ciência correta dos dados dos consumidores, alguns retalhistas estão a resolver este problema e a experimentar uma aceitação de substituição de 92%.

 

Mito 6: Os clientes online não são lucrativos

Os consumidores online são os mesmos que vão à loja física. De facto, de acordo com dunnhumby, os compradores multi-canal são três vezes mais valiosos do que os outros compradores. Assim sendo, há que considerar a sua rentabilidade global e a forma como evoluem para gerar mais lucro ao longo do tempo.

 

 

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