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Sexta-feira, Agosto 7, 2020
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Dicas para o cliente comprar mais e com mais frequência

Dicas para o cliente comprar mais e com mais frequência

A fidelização de clientes é uma estratégia que hoje em dia consta no radar de times de marketing nos mais diversos setores de atuação.

Fidelizar é uma maneira de valorizar o investimento feito na conversão de novos consumidores e garantir, assim, que a empresa possa crescer ao procurar novos mercados.

1. Fidelização de clientes com base no endereço

É comum que para participar de um programa de fidelização o cliente tenha que em troca fornecer dados pessoais, entre eles a sua morada.

Por mais simples que possa parecer, essa informação é fundamental para quem quer conhecer detalhes sobre uma operação e sobre o perfil médio do consumidor.

O endereço residencial, afinal, pode ser cruzado com informações demográficas sobre uma cidade.

Se a maioria dos clientes de uma loja de roupas são mulheres de uma região habitada predominantemente por adultos de classe média, isso quer dizer alguma coisa sobre o perfil de consumidor.

2. Procura de novos mercados

Esses mecanismos de controle oferecem variadas ações de fidelização, como propagandas segmentadas e ofertas exclusivas.

Sem contar a possibilidade em, compreendendo melhor o perfil médio do consumidor, adaptar a oferta do produto ou serviço da melhor forma para esse público específico.

Mas talvez o grande benefício em se medir a fidelização da empresa é a possibilidade de procurar novos mercados.

Sendo dono de uma empresa que tem grande parte dos consumidores vindo de uma região com moradores predominantemente jovens e de boa condição social, posso procurar outras áreas na cidade onde esse público está.

3. Recência, Frequência e Valor

Quanto maior o número de clientes, mais difícil fazer uma gestão à altura.

Os mapas são uma ótima maneira de sistematizar as informações e fazê-las trabalhar a favor da estratégia de marketing a partir de análises de mercado consistentes. Mas existem outros mecanismos recomendados.

O conceito mais disseminado para medir a fidelização é o de RFV – Recência, Frequência e Valor.

Ele coloca na ordem de importância três informações que qualquer empresa pode monitorar:

– quando foi a última vez que esse cliente esteve na loja

– quantas compras ele já realizou

– qual o valor médio delas.

É um mecanismo simples e prático porque leva em conta fatores empíricos. Quanto mais tempo passa desde a última visita, mas improvável é o retorno.

4. Informações relevantes como pistas para o futuro

Com esses dados, em pouco tempo o gestor de uma operação consegue sistematizar em uma simples tabela de Excel o histórico de clientes.

Assim terá um panorama geral dos clientes, como foi o fluxo nos últimos tempos, se os clientes são mais fieis agora do que antes, ou o contrário.

Para quem está experimentando novas práticas para fidelização, é uma técnica perfeita.

Outro benefício é que com um histórico sistematizado é possível prever o que vai acontecer futuramente.

 

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