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Sexta-feira, Agosto 7, 2020
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Estratégias para aumentar a margem nas vendas online

3 estratégias para aumentar a margem nas vendas online

É provável que a sua empresa esteja a passar por alguns fatores complicados no momento, como lidar com a gestão de fluxo da caixa, manter os clientes satisfeitos e encontrar formas de aumentar o lucro.

Quando se trata de melhorar a lucratividade, gerir e aumentar as margens de lucro são essenciais para o sucesso financeiro da sua empresa. É uma estratégia essencial de contabilidade para pequenas empresas para aqueles que desejam administrar uma empresa de sucesso online e na loja.

É o único problema? As margens de lucro são um mundo desafiador. É fácil se perder a tentar descobrir índices de margem de lucro, margens de lucro operacional, líquido vs crescimento e muito mais. Pode ser complicado superar a sobrecarga de informações e realmente aprender a aumentar o lucro para os seus negócios.

 

O que é margem bruta?

Margem bruta é a diferença entre a receita de uma empresa e o custo dos produtos vendidos (CPV) dividido pela receita. É mostrado como uma percentagem.

A margem bruta ajuda a empresa a descobrir quanto dinheiro mantém após incorrer nos custos relacionados à fabricação do produto que vende e/ou ao serviço que presta.

A fórmula para a margem bruta é:

(Receita total – Custo dos produtos vendidos) / Receita total

Quanto maior a sua margem bruta, mais dinheiro uma empresa mantém em cada euro de vendas. Margens mais altas podem indicar se a sua empresa está a executar uma operação lucrativa e se as vendas são boas.

 

O que é uma boa margem de lucro?

Se está a se perguntar: “O que é uma boa margem de lucro líquido?” então está no caminho certo. É seguro dizer que uma boa margem de lucro para a sua empresa depende da sua localização, setor e circunstâncias pessoais.

Por exemplo, em 2019, os bancos industriais tiveram a maior margem de lucro relatada, com uma média de 51,8%. Enquanto as margens de lucro médias em manufatura ficaram em torno de 8,5%, de acordo com a mesma pesquisa. (Dados dos Estados Unidos)

Os retalhistas geralmente têm uma baixa margem de lucro em comparação com outros setores:

  • Os retalhistas de tijolos e argamassas tendem a ter margens de lucro entre 0,5 e 4,5%.
  • Os retalhistas baseados na Web geralmente têm margens de lucro mais altas, enquanto os retalhistas de suprimentos e distribuição de edifícios têm as melhores margens⁠ – chegando assim a 6,5%.

O aumento das compras online teve um grande papel em manter as margens de varejo baixas. Como regra geral, uma margem de lucro líquido de 10% é considerada média, enquanto que uma margem de 20% é considerada alta e 5% baixa. Se deseja comparar o desempenho da sua empresa com base nas margens de lucro e de mercadorias, consulte a margem de lucro média do seu setor.

 

O que é uma boa margem de lucro bruto?

Uma boa margem de lucro bruto para o varejo online é de cerca de 45,25%, segundo a NYU Stern School of Business. Para alcançar uma margem de lucro bruto mais alta, precisará se desenvolver uma estratégia de preços para os seus negócios.

A calculadora de margem de lucro do Shopify pode ajudá-lo a encontrar um preço de venda lucrativo para o seu produto. É fácil de usar e utiliza uma fórmula simples de margem de lucro para calcular qual o preço se deve cobrar dos clientes pelo seu produto para obter uma ótima relação de margem de mercadoria

Como aumentar a margem de lucro?

1. Reduzir custos operacionais

Reduzir custos operacionais é uma forma rápida de aumentar a margem de lucro e melhorar a lucratividade.

A parte complicada de reduzir custos operacionais é saber o que cortar, porque essas despesas – como serviços públicos, folha de pagamento e aluguer – variam de empresa para empresa.

Comece por auditar tudo o que está a gerir na sua empresa, incluindo:

  • Custos trabalhistas
  • Espaço de escritório e utilitários
  • Benefícios do empregado
  • Taxas de equipamentos e manutenção
  • Licenças e depósitos fiscais
  • Seguro

Veja onde se pode reduzir as despesas e como um pacote de software premium pode ajudar. Para escolher a tecnologia certa para o seu negócio, faça as seguintes perguntas:

  • O que eu já posso fazer bem? (Por exemplo, se é ótimo em financiamento de negócios, considere produtividade ou software de marketing.)
  • Em que os meus funcionários passam muito tempo a cada semana?
  • Se eu pudesse tirar uma tarefa demorada da minha cabeça, qual seria?

Por exemplo, suponha que anuncia um número de vendas gratuitas em um dos seus sites, mas coloca um trabalho extra no seu prato sem ajudar a melhorar as margens. Gostaria de reduzir a sua carga de trabalho em 50% se isso significasse desistir de apenas 15% dos seus negócios?

Se sim, pode aproveitar essas economias – tanto em termos de tempo quanto de dinheiro – e colocá-las, por exemplo, em um melhor atendimento a vários clientes ao mesmo tempo com um chatbot ou na melhoria do site. O suporte por telemóvel pode ser uma raridade entre muitas empresas online, mas vários comerciantes de e-commerce ainda consideram necessário.

Tente medir o impacto da remoção de um custo operacional, como um número de telemóvel no site, na melhoria da margem e na satisfação do cliente. Os pequenos empresários devem sempre procurar novas formas de reduzir os custos operacionais sem comprometer a qualidade da sua loja ou dificultar as operações.

 

2. Aumente a confiabilidade da sua loja para gerar vendas

A confiança é essencial para gerar vendas e aumentar as margens de lucro. Hoje, os compradores têm inúmeras opções para escolher quando procuram um produto, a maioria dos quais é rastreada por comerciantes e proprietários de lojas. Mas a confiança é mais difícil de medir e compreender verdadeiramente.

Quer-se saber o que torna uma loja online confiável. Em 2019, realizou-se uma série de entrevistas com compradores norte-americanos, analisando assim, uma compra recente a envolver uma loja que eles não conheciam ou um produto que nunca haviam comprado antes. Também se pediu que fizessem uma compra em uma loja do Shopify da qual nunca haviam comprado antes.

O objetivo era descobrir o que torna um novo comprador confortável em comprar um novo item ou em uma loja que não estava familiarizado. Havia dois padrões que influenciavam as decisões dos compradores quanto à compra ou não de um produto:

  • Confia em construtores. Elementos ou detalhes de design que fazem com que os compradores iniciantes se sintam mais relaxados e confiantes na sua compra.
  • Confie nos disjuntores. Elementos que tornam os compradores de primeira vez questionar a qualidade de um negócio e criar sentimentos de desconfiança que a sua compra é uma escolha segura.

Essas descobertas também revelaram cinco maneiras principais da sua loja online criar confiança com novos compradores e vender mais online:

  1. Crie uma página inicial acolhedora que cause uma boa primeira impressão para novos compradores.
  2. Facilite a localização das informações do produto, com descrições completas e resultados precisos da pesquisa.
  3. Compartilhe a sua história da marca para ajudar os compradores a sentirem-se como um negócio autêntico.
  4. Mostre a satisfação do cliente fornecendo assim aos compradores provas sociais.
  5. Torne os custos de transação e os preços transparentes.

Construir confiança entre si e um comprador pela primeira vez os incentiva a fazer uma compra na sua loja online e, por sua vez, aumentar a margem de lucro.

 

3. Crie um programa de fidelização de clientes

Os programas de fidelidade do cliente são uma maneira infalível de aumentar as margens de lucro e melhorar a lucratividade no varejo e no setor de serviços. Até 84% dos consumidores dizem que continuariam com uma empresa que oferece um programa de fidelidade. Com isso, 66% dos clientes que recebem recompensas influenciam o seu comportamento de compra.

Pode-se criar um programa de fidelidade do cliente para vender aos clientes existentes, em vez de gastar mais dinheiro para adquirir novos.

A Sephora é conhecida por ter um forte programa de fidelização de clientes. O programa tem mais de 17 milhões de membros que representam quase 80% das vendas da empresa.

Os membros ganham recompensas por cada compra com base em um sistema de pontos. Depois que um membro acumula pontos suficientes, ele pode escolher como usá-los – seja por meio de cartões-presente ou descontos para ajudar a compensar os altos preços sem baratear o produto.

Os melhores programas de fidelidade se concentram no cliente. Eles fornecem um valor real que mostra aos clientes fiéis que aprecia os seus negócios e deseja fazer o melhor para eles. Embora grandes descontos não sejam razoáveis ​​do ponto de vista financeiro para pequenas empresas, ainda é possível encontrar maneiras razoáveis ​​de recompensar os clientes para que comprem com mais frequência e mudem de vendas com margens baixas para vendas com margens altas.

 

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