11.7 C
Porto
Quinta-feira, Outubro 1, 2020
Inicio Startup Apoio ao Empreendedor Ferramentas para calendário de posts

Ferramentas para calendário de posts

Ferramentas para calendário de posts

 

Hoje em dia, a presença nas redes sociais é muito importante para as marcas, especialmente para lojas virtuais. Através das redes, é possível atingir milhares de pessoas, expor os seus produtos, anunciar, e manter uma comunicação aberta com os seus clientes e público-alvo. Muitas vezes, pode ser o primeiro contato que uma pessoa tem com a sua marca.

 

Por isso, é preciso caprichar no seu perfil, seja no Instagram, Facebook, Twitter, ou qualquer que seja sua rede de escolha. Deve criar o perfil para refletir a identidade da sua marca, e entregar um conteúdo de qualidade, que seja interessante para o público. Pode (e deve) usar esse espaço para anunciar e expor os seus produtos, mas não exagere na dose: focar apenas no seu produto pode afastar o público.

 

Outro elemento importante para o sucesso da sua rede social, é a frequência de postagens. Quando faz poucas posts, com bastante tempo entre elas, as plataformas costumam limitar ainda mais o alcance das suas publicações. Postando com frequência, consegue alcançar o público desejado, e caso tenha bom engajamento, pode expandir o seu alcance.

 

Para garantir uma boa frequência de publicações, com conteúdos relevantes e de qualidade, precisa desenvolver um planeamento de posts. Pensar previamente em conteúdos a serem publicados, e se manter organizado com datas e horários é muito importante, e muitas vezes um desafio.

 

No texto de hoje, vou apresentar 3 ferramentas que vão te ajudar a criar um calendário de postagens para o seu planeamento das Redes Sociais.

 

Por que usar?

Manter a frequência das publicações no seu perfil nas redes sociais é importante. Se aumenta a quantidade de vezes que o cliente entra em contato com o seu conteúdo, o fazendo assim lembrar constantemente da sua empresa. Além disso, com número maior de postagens, e com engajamento do público, as plataformas tendem a entender o seu conteúdo como relevante, e vai entregá-lo para uma parcela (ligeiramente) maior de pessoas.

 

Não existe um número ideal de posts, depende bastante da rede, do seu perfil, número de seguidores e objetivo. Mas postar a cada 2 ou 3 dias, ou fazer um post “quando se lembra”, sem uma frequência consistente, atrapalha o engajamento e faz a plataforma limitar o número de visualizações.

 

Para manter uma boa frequência, é necessário um bom planejamento, detalhando assim a quantidade, as datas e horários, e os assuntos das publicações. As ferramentas que vamos apresentar ajuda a manter essas informações organizadas de forma simples, fácil de visualizar, e facilmente acessíveis por outras pessoas, caso seja necessário, como um freelancer ou social media externo, por exemplo. Também pode acompanhar as etapas do desenvolvimento de cada conteúdo, e tem uma visão completa tanto do planeamento futuro, quanto das peças já publicadas

 

três dessas ferramentas.

 

Trello

Ferramentas para calendário de posts
Ferramentas para calendário de posts

 

O Trello está disponível em aplicativo para Android e iOS, e na Web. Nele, pode criar quadros e cartões, elencando as tarefas por prioridade ou por diferentes projetos. Ainda pode atribuir responsáveis pelas tarefas, criar subtarefas, definir data e horário de entrega, adicionar imagens e links.

 

Pode visualizar as tarefas e projetos em lista ou em forma de calendário, o que facilita a visualização e organização do planejamento de postagens. Pode mover as tarefas para diferentes listas de forma simples (com o chamado “click and drag”, clicar e arrastar), adicionar etiquetas e supervisionar o andamento de cada projeto. Pode criar diversos grupos, quadros, cartões e tarefas, com diferentes equipes para cada um.

 

A ferramenta é gratuita, mas possui uma versão “premium”, na qual pode adicionar diferentes funcionalidades.

 

Asana

Ferramentas para calendário de posts
Ferramentas para calendário de posts

Pode criar tarefas e subtarefas, e atribuir cada uma a pessoas diferentes. Também pode criar diferentes grupos, projetos e equipes. Pode atribuir uma mesma tarefa a mais de um projeto, ou usar etiquetas para organizar diferentes etapas ou tipos de tarefas (por exemplo, criação de imagem ou de texto). Pode ainda atribuir diferentes graus de prioridade para as tarefas. Assim, é fácil identificar qual tarefa deve ser priorizada, caso mais de uma tenham a mesma data de entrega.

 

Pode visualizar os projetos em lista, quadros ou calendário. Consegue ter uma visão completa do andamento do projeto, das etapas de conclusão, dos colaboradores responsáveis, das datas de entrega. Também pode visualizar os calendários de outros colegas da sua equipa, facilitando assim a comunicação e organização.

 

É gratuita, mas possui uma versão premium, na qual pode aumentar o número de funcionalidades. Uma das possíveis novas funcionalidades é a criação de regras. Por exemplo, alterar automaticamente a prioridade de uma tarefa caso ela passe da data de entrega sem ser concluída, entre outras possibilidades.

 

Disponível para Android e iOS.

 

Evernote

Ferramentas para calendário de posts
Ferramentas para calendário de posts

Também disponível para Android e iOs.

 

Uma aplicação muito completo. Pode criar e organizar diversos projetos, tarefas e blocos de anotações. Pode organizar diversas coisas: tarefas, contas a pagar, listas de compras, calendário de postagens, etc.

 

Separa os projetos em “cadernos”, definir datas, lembretes. Nas notas, ainda pode inserir imagens, vídeos, arquivos, além de tabelas e códigos-fonte.

 

É um dos apps de organização pessoal mais utilizados, mas a sua versão gratuita é relativamente limitada. Funciona bem para as anotações e tarefas de uma pessoa, mas para compartilhar com outras pessoas da sua equipa, é necessário contratar uma conta premium.

 

Com essas ferramentas, poderá organizar o seu planeamento de postagens para todas as redes sociais, compartilhar com a sua equipa, definir as etapas de criação e supervisionar o andamento dos projetos.

 

 

Ficou com alguma dúvida? Faça parte do nosso grupo no Facebook e Instagram especialistas em e-commerce.

Está pensando em criar uma loja Online? Entra em contacto com os nossos especialistas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira o seu comentário!
Escreva o seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Facebook a plataforma menos confiável para os utilizadores

Facebook a plataforma menos confiável para os utilizadores   Atualmente várias marcas tem procurado uma âncora segura nas redes sociais para promoção dos seus serviços, muitas...

Desempenho do comércio eletrónico em Portugal

Desempenho do comércio eletrónico em Portugal   De acordo com um estudo realizado pela consultora Deloitte em colaboração com a Associação Portuguesa de Logística (APLOG) sobre...

76% dos portugueses têm acesso à Internet em 2020

76% dos portugueses têm acesso à Internet em 2020   O Bareme Internet de 2020, lançado pela Marktest, é um estudo de referência sobre a penetração...

Existe idade certa para empreender?

Existe idade certa para empreender?   A IDADE CERTA PARA EMPREENDER É SÓ UMA: AQUELA QUE tu DECiDEs! E a resposta é: não existe nada definitivo. Afinal,...

Recent Comments