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Quinta-feira, Outubro 1, 2020
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Instagram Checkout: o que é e para que serve?

Instagram Checkout: o que é e para que serve?

 

As redes sociais são aliadas importantes dos comércios eletrónicos, já que permitem que a loja virtual crie um espaço de divulgação dos produtos e de interação com os seus consumidores. Assim, a marca estreita os laços com o público-alvo, atraindo assim a sua atenção e simpatia e, indiretamente, amplia as chances de venda no e-commerce.

Entre todas as redes sociais, o Instagram é uma das que mais cresce. O seu enfoque é na publicação de imagens, que podem (e devem) ser complementadas com legendas. É lá que muitas empresas marcam presença e dialogam com os seus clientes. E dentro de todo esse trabalho, cabe aos gestores das lojas acompanhar as inovações que essa rede oferece.

O Instagram Checkout, que por enquanto está disponível somente nos Estados Unidos, é um exemplo de recurso que pode oferecer bons frutos às marcas que souberem aproveitá-lo. Ele aproxima os clientes dos produtos, ampliando as chances de conversão sem nem sair da aplicação.

 

O que é checkout no instagram?

Sabe o que é o Instagram Checkout? A nova ferramenta do Instagram permite que os utilizadores da rede social comprem de marcas selecionadas sem terem que sair do aplicativo. Ela funciona assim: quando os usuários tocam em um produto em uma postagem de compras da marca, eles verão um botão azul que diz “fazer checkout no Instagram”.

Depois de clicar no botão, poderão escolher várias opções, como cor e tamanho, dependendo do produto. Então terão que digitar o nome, e-mail, informações de pagamento, endereço de entrega e de cobrança. Isso só deve ser fornecido na primeira vez em que fizerem a compra, pois a informações ficam salvas para as ações futuras.

Outro benefício incrível desse recurso é que os utilizadores podem acompanhar facilmente suas compras, com notificações de remessa e de entrega dentro do aplicativo Instagram. Sem dúvidas, essa facilidade pode oferecer vantagens para a marca e para os clientes, uma vez que todo o processo de compra é bastante simplificado.

 

Para que serve o instagram checkout?

O Instagram Checkout serve para facilitar o processo de venda, permitindo assim que os utilizadores comprem os produtos pelos quais se interessaram sem ter que sair da plataforma. Desta forma, o Instagram funciona como uma loja virtual, centralizando assim inclusive a etapa de pagamento dos produtos.

Cabe lembrar que a rede social já possuía um recurso semelhante: o Instagram Shopping. Porém, nesse caso, o comprador era conduzido para o comércio eletrónico da marca que queria comprar. Com essa inovação, o cliente percorre todas as etapas na própria aplicação, o que confere mais segurança.

 

Como funciona o instagram checkout?

Pois bem, a plataforma de Checkout do Instagram funciona de maneira bem simples e intuitiva, o que facilita na decisão de compra dos consumidores e, é claro, no processo de venda das lojas virtuais. A seguir, veja as etapas para fazer uma compra a partir desse novo recurso do Instagram:

  1. Olhar os posts de compra da marca e escolher um produto
  2. Clicar no botão “fazer checkout no Instagram”
  3. Escolher o tamanho e cor do produto que quer comprar
  4. Finalizar a compra, informando assim o nome, e-mail, dados de entrega e de pagamento

 

Como usar o instagram checkout?

No momento, a plataforma de Checkout do Instagram está disponível apenas para marcas e utilizadores dos Estados Unidos. Porém, é provável que em breve também esteja livre para o acesso dos utilizadores de outros lugares do mundo. Por essa razão, vale a pena entender desde já o funcionamento desse recurso que facilita tanto o processo de compra.

De qualquer forma, vale saber que o Instagram Checkout tem uso bem intuitivo, permitindo que os gestores de contas especializadas na venda de produtos possam usar a plataforma para centralizar todas as etapas de compra no próprio aplicativo. O seu uso é semelhante ao do Instagram Shopping, porém não necessita do direcionamento ao e-commerce.

 

Benefícios do novo recurso instagram

Como já deve ter percebido, este recurso oferece benefícios tanto para os consumidores quanto para os vendedores, já que permite a condução de uma compra mais agilizada, que ocorre inteiramente na plataforma. Isso significa que o cliente não precisa sair do Instagram nem para fazer o pagamento da encomenda.

Além disso, o Instagram Checkout não é um serviço pago pelo comprador, ou seja, não existe valor adicionado no final da compra pelo serviço. É o gestor da loja que paga uma comissão à rede social pela centralização da venda. Ainda assim, a modalidade é benéfica ao dono da loja, pois gere todo o processo de venda.

Outro ponto bastante positivo do Instagram Checkout é a segurança que o recurso confere. Muitas pessoas têm receio de comprar em um comércio eletrónico sem indicação. Porém, ao ter a rede social como intermediária, poderão se sentir mais confiantes em finalizar a compra.

Instagram Checkout: o que é e para que serve?
Instagram Checkout: o que é e para que serve?

Existem limitações e qual será o custo?

Como todos recursos de todas as redes sociais, o Instagram Checkout tem algumas limitações. A boa notícia é que provavelmente elas não prejudicam o resultado a que a plataforma se propõe. Cabe saber que a ferramenta só poderá ser usada nos posts do feed e dos stories. Ou seja, por enquanto não haverá uma aba específica para essa função.

No entanto, é provável que caso a função seja bem recebida pelos utilizadores, o Instagram avalie a possibilidade de criar uma aba para as vendas na própria aplicação, tal como faz com o Google Shopping. São os testes que estão a ocorrendo nos Estados Unidos é que vão dizer que melhorias a funcionalidade necessita.

O segundo ponto diz respeito ao custo. Os clientes do Instagram Checkout não terão taxa adicional para comprar na rede social, porém os lojistas terão que pagar uma comissão pelo serviço oferecido. Ainda que exista essa taxa, o recurso é interessante, pois amplia o alcance da loja virtual, fazendo assim com que dialogue com muitos usuários qualificados.

 

E quanto à privacidade dos utilizadores do instagram?

Com a privacidade do Facebook e do Instagram sendo questionadas e Mark Zuckerberg anunciando recentemente que a sua empresa estará a mudando para um novo “modelo focado na privacidade” dos seus utilizadores, alguns clientes podem ter preocupações com os seus dados e questões de privacidade.

Porém, o Instagram está a garantir aos utilizadores que as informações não serão mal utilizados. A empresa afirmou que não compartilhará dados dos utilizadores com marcas que aderirem ao Instagram Checkout. As empresas apenas terão acesso a informações necessárias para concluir a venda, como o nome do cliente, e-mail e endereço de entrega.

 

A plataforma de checkout pode impulsionar as vendas

Antes do anúncio sobre Checkout, o Facebook divulgou um relatório sobre como o Instagram aumenta marcas e impulsiona as vendas. O relatório afirmou que 87% das pessoas entrevistadas tomaram decisões depois de ver informações sobre o produto no Instagram. Desses, 46% realmente fizeram uma compra online ou offline.

Com a introdução do Instagram Checkout nos Estados Unidos, o aumento foi otimizado. Afinal, as pessoas estão muito mais inclinadas a comprar quando puderem fazê-lo diretamente do Instagram, em vez de ter que navegar para o site. Assim, simplificam as etapas de compra sem precisar sair da aplicação.

 

 

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