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Segunda-feira, Janeiro 25, 2021
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Pré-Venda e Pós Venda

Numa época em que temos cada mais o tempo reduzido, é comum algumas empresas não quererem atender clientes, pelo telefone, e acabam por negar clientes e futuros clientes aos famigerados “formulário de contato” ou “e-mail de contato”.

Vale a pena refletir, sobre os impactos disto, na sua vida e nos seus negócios, afinal, clientes tem pressa, e a disponibilidade do seu atendimento, pode ser a diferença que faz a diferença, na hora de se ganhar ou perder da concorrência.

Para isto, toda empresa precisa se preparar para o pré-vendas e o pós-vendas.


O que é pré-venda?

A pré-venda consiste, basicamente, em uma reserva antecipada do produto. A pré-venda possibilita a compra do produto por um preço melhor e/ou a entrega privilegiada para os que reservaram, motivos pelos quais tornam a compra na pré-venda mais interessante.
Todos os produtos que se encontram nessa situação, exibem uma imagem com o texto “pré-venda”. Além disso, também está disponível ao lado do produto a data prevista de postagem.

Os clientes que adquirem os produtos em pré-venda, possuem preferência e receberão os produtos antes dos demais clientes.


As 7 vantagens do pré-venda para a sua empresa:

1. Agilidade no processo de venda
2. Otimização da prospecção
3. Melhora na qualificação
4. Redução no Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
5. Atendimento mais ágil
6. Vendas mais qualificadas
7. Aprimoramento do pós-venda

Quando for implementar a pré-venda, tem que pensar em todo o dinheiro, esforço e tempo que serão economizados quando essa etapa estiver plenamente encaixada no processo comercial.


O que é pos venda?

O pós-venda é a parte do atendimento ao cliente que reúne as estratégias pensadas para melhorar a experiência após a compra de um produto ou contratação de um serviço. O objetivo é manter um relacionamento duradouro com os clientes, sempre correspondendo às suas expectativas e necessidades.

Ter um pós-venda eficiente e trabalhar as estratégias de maneira adequada pode trazer um grande diferencial para a sua empresa frente aos concorrentes.

Na maioria dos casos, são as ações de pós-venda que fazem a sua empresa ser lembrada pelos clientes.
Quanto mais a sua empresa é lembrada e os clientes fiéis compram de forma recorrente, mais aumenta também a frequência e quantidade de vendas fechadas.

Como usar o pós-vendas para fidelizar clientes?

1. Faça follow ups e mantenha contato com o cliente:

Os follow ups servem tanto para analisar o cenário quanto para lembrar o cliente de que sua empresa está preocupada com sua satisfação e necessidades. Uma maneira simples de estar em contato com os clientes é através de e-mail. Ao receber um conteúdo que realmente seja relevante, eles serão muito mais leais para você e sua marca.


2. Crie um programa de fidelidade:

O programa de fidelidade é uma estratégia para se aproximar ainda mais dos clientes entregando alguma recompensa ou benefício.


3. Informe seus cliente sobre lançamentos e sugestões:

Utilize os dados disponíveis para enviar sugestões personalizadas de produtos ou serviços e ainda manter o cliente informado sobre lançamentos que possam lhe interessar.

4. Envie presentes em datas especiais:

Datas especiais como aniversários, por exemplo, são ótimas oportunidades para enviar presentes simples para os clientes e tornar o relacionamento ainda mais próximo. Ter esse cuidado mostra que a empresa se preocupa com o bem-estar do cliente.

5. Adote uma solução de CRM:

Implementar uma Plataforma (Customer Relationship Management) permite a integração de todas as suas ações de pós-venda e também é uma forma de aprimorar o relacionamento com o cliente e o suporte multicanal.

 

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