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O que é remarketing no Facebook?

O que é remarketing no Facebook?

 

Remarketing no Facebook é uma forma de publicidade online direcionada aos visitantes do seu site. A estratégia procura exibir produtos visualizados recentemente em forma de um conteúdo patrocinado dentro da rede social. É uma ótima estratégia para levar o utilizador à conversão.

 

O que é remarketing no Facebook?

Já reparou que muitas vezes, ao acessar um site, o produto ou serviço consultado passa a ser exibido em formato de anúncio no feed de notícias do seu Facebook?

Isso acontece devido ao uso do remarketing no Facebook Ads.

Para entender melhor, o remarketing é uma forma de publicidade online direcionada aos usuários que realizaram alguma ação na internet.

Imagine que seu potencial cliente acessou seu site para ver um determinado produto. A partir de uma ação de remarketing, poderá exibir um anúncio exclusivo sobre o mesmo produto para chamar a atenção dentro do Facebook. É uma ótima estratégia para levar o usuário à conversão.

Achou interessante? Então confira a seguir 7 dicas para aproveitar ao máximo o uso do remarketing no Facebook Ads.

 

1. Analise o comportamento dos visitantes

A maior parte dos visitantes do seu site não convertem na primeira visita. Utilizando assim o segmento de ecommerce para exemplificar, esse número corresponde a 97%. Isso acontece porque a tomada de decisão passa geralmente por um processo inicial que envolve os estágios da jornada de compra: aprendizado, descoberta, consideração e decisão.

É fundamental a compreensão do comportamento destes visitantes para realizar as ações mais adequadas visando a conversão. Por exemplo, avaliar quais são as páginas mais acessadas, quanto tempo permanecem e até mesmo se a taxa de abandono está alta.

Se um utilizador acedeu uma página de um produto no seu site e não concluiu a compra, pode ser que ele esteja em algum dos estágios citados, “a namorar” até tomar uma decisão. Ele pode ainda estar somente a aguardar o melhor momento, uma promoção, alguma alteração no valor ou até mesmo a liberação de um cupom de desconto.

Para essas pessoas, vale utilizar o remarketing no Facebook Ads e criar anúncios direcionados para quem visitou determinada página, com alguma oferta atrativa e exclusiva. Pode ser aquele “empurrãozinho” que faltava para o visitante se tornar um cliente.

No RD Station Marketing é possível monitorar as páginas do seu site, tendo uma visão completa do comportamento de acessos dos seus Leads.

 

2. Seja específico nas ações

Na hora de criar uma campanha de remarketing no Facebook Ads, leve em consideração os produtos que tenham destaque. Quanto mais específico você for, mais chances de obter taxas de conversão melhores.

Não adianta criar uma campanha de remarketing somente para quem visitou a página inicial de seu site, pois não terá clareza de quais são os interesses, além de não poder realizar uma oferta direcionada.

Pode criar uma campanha de remarketing no Facebook Ads utilizando assim um público personalizado, selecione a opção “Públicos”, localizado no menu lateral do Facebook Business da sua empresa:

 

Vale lembrar que para conseguir realizar o remarketing no Facebook, é necessário a instalação do pixel do Facebook no seu site. Desta maneira, a plataforma consegue identificar quem são os visitantes do seu site, os produtos que estão a aceder e permitir que realize a segmentação.

 

3. Personalize os seus anúncios

Opte por páginas específicas, crie anúncios direcionados e com períodos determinados. O visitante tem que ter a sensação de exclusividade e escassez da oferta.

Por exemplo, para um visitante que acessou um produto “A” nos últimos 7 dias, pode realizar uma campanha de remarketing oferecendo assim uma oferta com “X%” de desconto na semana seguinte.

Apenas tome o cuidado de desconsiderar no anúncio visitantes que já tenham concluído a compra. Isso evitará o desconforto de um visitante receber um anúncio para um produto que já adquiriu.

Veja a seguir a seleção do público personalizado no Facebook Ads citado no exemplo:

 

 

4. Mantenha os seus anúncios de Remarketing no Facebook atualizados

Imagine o utilizar visualizar um anúncio no feed e após clicar para aceder o site perceber que a oferta não existe mais ou que o produto não está mais disponível. Desagradável para o cliente e para o anunciante, pois além do dinheiro gasto isso gera uma imagem negativa da sua empresa.

Ao realizar um anúncio de remarketing no Facebook defina o período, incluindo uma data de encerramento. Assim evitará problemas com a disponibilidade de produtos e a validade das ofertas.

Repare que ao realizar um anúncio, a opção de término não é assinalada por padrão, tornando assim a exibição do seu anúncio contínua no Facebook:

Selecione a data de início e término para o anúncio:

 

5. Crie públicos semelhantes e aumente o seu potencial

A criação de públicos semelhantes é uma excelente alternativa para quem quer anunciar no Facebook Ads e não sabe exatamente quem é sua persona e como identificar os seus interesses na hora de criar um anúncio.

Pode criar um público a partir dos visitantes do seu site. Dessa forma, o Facebook consegue localizar potenciais clientes com base no mesmo perfil e interesses.

Veja como criar uma audiência personalizada com um público semelhante (lookalike) no Facebook:

Aceda ao seu Gestor de anúncios;
No menu lateral, selecione “Ferramentas para Empresas” e vá até a área de Públicos;
Clique em “Criar Público” e Selecione “Público Semelhante”:

Em seguida, preencha as informações da janela que irá surgir:

 

Exemplo de público semelhante criado:

Com o público criado, basta selecionar quando for realizar o seu anúncio.

 

6. Faça remarketing no Facebook para os seus seguidores

Cada vez mais as publicações orgânicas, aquelas realizados diretamente na sua página no Facebook, tem menor alcance. Por esse motivo, a realização de anúncios pagos são necessários para alcançar mais pessoas.

A dúvida que geralmente surge é se o anúncio do Facebook Ads deve ser realizado para alcançar também os seguidores da fanpage.

Se avaliarmos, o público que segue a sua página muitas vezes já conhece a sua empresa e pode estar num estágio de decisão no funil de vendas. Portanto, é interessante utilizar este público nos anúncios de fundo de funil que visam a venda de um produto/serviço.

No conjunto de anúncios do gerenciador do Facebook Ads, dentro da seção de “Públicos”, clique na opção “Conexões” e selecione as pessoas que curtiram a sua página:

O uso do remarketing no Facebook para os seus seguidores é interessante para modelos de negócio com venda recorrente, o segmento de ecommerces é um exemplo. Para outros modelos, é importante ter cuidado para não anunciar para quem já é cliente.

Se a sua empresa possui clientes entre os seus seguidores e não trabalha com venda recorrente, talvez seja interessante criar um público personalizado e excluí-lo quando for realizar no conjunto de anúncios do Facebook Ads. Veja no exemplo a seguir:

 

 

7. Avalie o desempenho das suas ações de remarketing

Anúncio criado? Agora é só esperar, certo? Não! Precisa avaliar o desempenho e se o público está a reagir a sua oferta.

Há várias formas de avaliar se a sua campanha de remarketing no Facebook está a ir bem: considere o percentual de conversão, avalie se existem oportunidades em relação ao anúncio criado e, principalmente, se a oferta está indo ao encontro da dor/necessidade da sua persona.

Evite campanhas prolongadas e avalie a quantidade de vezes que o anúncio está a ser exibido para o público que se definiu.

Lembre-se: evite anúncios prolongados e sem propostas direcionadas. Afinal, não quer que o seu anúncio seja só mais um na timeline dos seus potenciais clientes, certo?

 

Conclusão

O uso do remarketing no Facebook Ads é uma excelente alternativa para nutrição e conversão de visitantes em Leads e clientes.

Utilize os anúncios ao seu favor, facilitando assim a jornada do seu potencial cliente com ofertas exclusivas e que despertem a atenção dele.

 

 

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