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Terça-feira, Outubro 20, 2020
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E-Commerce -Como Funciona? Quais as vantagens?

Ecommerce , E-commerce ou E-Business – cada pessoa escreve de uma maneira – é uma expressão em inglês para comércio eletrônico, ou seja, vendas pela internet.

No e-Commerce ou comércio electrónico são vendidos produtos ou serviços que estamos acostumados a ver e a consumir todos os dias quando caminhamos em um shopping ou superfície comercial. Sim! exatamente os mesmos produtos que vemos no mundo físico.

A internet facilita a venda de quase tudo que existe. Basta anunciar em sites de classificamos como o OLX por exemplo ou compartilhar algo relevante nas redes sociais que rapidamente surgem dezenas de interessados em negociar o que tu estás a querer vender.

No Ecommerce, o empresário constrói um negócio online. Nestes casos, independentemente do produto – o comerciante pode vender qualquer coisa, até mesmo serviço -, a transferência deve ser realizada totalmente pela internet. Ou seja: o processo de pagamento deve ser online.

Explicação na prática. Quer dizer que o cliente entra no site, escolhe o produto e realiza o pagamento pelo site. Agora é só esperar! A loja recebe a compra, envia o produto pela transportadora ou Correios e faz a entrega na morada informada. Chegou! Simples não é? Isso é Ecommerce!

Ecommerce é todo tipo de transação que ocorre totalmente via internet

O que é o E-Commerce
O que é um E-Commerce? Como Funciona, quais as vantagens

História do Ecommerce

É importante voltar ao passado e admirar um pouco a história deste mercado. Dá uma olhada de um breve resumo de como tudo começou:

Como tudo começou

O Ecommerce é um modelo de negócio relativamente novo em Portugal e no mundo. Tem aproximadamente 25 anos de existência, desde o surgimento da primeira loja online – no início dos anos 90 – até aos dias de hoje.

O mercado online ganhou robustez por volta de 1994, quando o americano Jeff Bezos iniciou – com pouquíssimo investimento e na garagem de casa – uma loja online de livros.

Executada de uma maneira simples, a empresa tornou-se a gigante Amazon. Tenho a certeza que já ouviste falar, não é ?

Ecommerce em Portugal

De acordo com um estudo da Economia Digital em Portugal, desenvolvido pela ACEPI – Associação da Economia Digital em Portugal em parceria com a IDC, 59% dos portugueses deverão fazer compras online até 2025, com o valor das compras a chegar aos 8,9 mil milhões de euros.

Apesar da tendência de subida de compras nos sites portugueses, 50% ainda foram feitas fora de Portugal, na qual 85% dos portugueses que compram online fizeram em sites estrangeiros e a China já é o país onde os portugueses compram com maior regularidade, com domínio para sites como o eBay, a Amazon e AliExpress.

O Vestuário e acessórios de moda, equipamentos móveis e acessórios e equipamento informático são os produtos mais comprados online pelos portugueses em 2016, com 1,4 mil milhões de compradores online e  700 milhões a comprar fora do seu país, e a tendência é para continuar a aumentar

Em 2016, apenas 27% das empresas portuguesas efetuaram negócios online (9% das microempresas; 25% das pequenas empresas; 36% das médias empresas; e 54% das grandes empresas) e só 17% do seu volume de negócios foi proveniente de clientes no estrangeiro.

Ecommerce no Mundo: mercado em expansão

Tendo em conta um estudo publicado pela eMarketer, o setor de comércio eletrônico terá um crescimento de dois dígitos até ao final de 2020, quando as vendas deverão exceder US$ 4 trilhões.

Poucas indústrias podem-se orgulhar de um futuro tão brilhante, o que faz com que a expectativa para o mundo do Ecommerce seja ainda mais emocionante.  O crescimento do comércio eletrônico global é gigante e nem é preciso esperar o futuro para isso…. Em 2017, o faturamento já atingia cerca de US$ 2,3 trilhões.

Categorias Principais do Ecommerce

Existem três tipos de categorias de Ecommerce em Portugal:

  • B2C (Business to Consumer)
  • B2B (Business to Business)
  • C2C (Consumer to Consumer)

Vamos ver o significado de cada uma delas:

B2C (Business to Consumer)

Esse é o Ecommerce mais tradicional dos três modelos. Nele, Produtores, revendedores ou retalhistas criam as suas lojas online para vender os produtos ao consumidor final. É o Retalho mais popular.

B2B (Business to Business)

Não tão padronizado ainda em Portugal, são lojas online criadas por produtores ou distribuidores. Tem como objetivo de vender exclusivamente para empresas.

É utilizado, em geral, por revendedores menores que vendem o produto para o consumidor final no Retalho. Basicamente, esse é o Ecommerce de grossistas.

C2C (Consumer to Consumer)

Aqui, são enquadrados sites em que qualquer pessoa pode cadastrar um produto e vender para outra pessoa. São os chamados marketplaces. O exemplo mais comum é o Mercado Livre, mas também podemos enquadrar sites como Elo7, Enjoei, OLX e Bom Negócio.

Como Começar um Ecommerce?

Se você trabalha com comércio de produtos e quer expandir seus negócios vendendo pela internet, investir em um projeto de Ecommerce representará um grande negócio.

É sabido que existe um pouco de complexidade e concorrência na internet, porém não é nada que você não consiga enfrentar.

Para ter sucesso no comércio eletrônico, você tem que seguir a estratégia correta. Em primeiro lugar, é preciso entender que Ecommerce não significa apenas montar uma lojinha na internet.

Se começou a pesquisar esse mercado agora, a primeira recomendação é que você estude bastante esse mercado.

Pegue um caderno e comece a escrever seus planos.

  • O que vai vender?
  • Quem será o seu fornecedor?
  • Qual será o seu público-alvo?
  • Como você vai cobrar e receber o dinheiro dos clientes?
  • Como será a entrega dos seus produtos?
  • Qual a previsão (ou expectativa) de de faturamento?

E outras questões que forem pertinentes ao seu negócio…

Esse pontapé inicial vai te deixar bem mais preparado para tomar as decisões importantes, que serão necessárias após a criação do seu Ecommerce.

 

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