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Sexta-feira, Agosto 7, 2020
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OKR, o que é e como funciona

OKR, o que é e como funciona

O que é?

OKR é a abreviação para Objetives and Key Results que, em tradução literal, significa Objetivos e Resultados Chave.

É um sistema de definição de metas, que lista tudo o que vai ser feito e como vai ser feito, além disso, os processos de medição de desempenho são muito bem especificados durante todo o procedimento.

A sua grande diferença para os métodos tradicionais é que seus processos são simples e de cadência rápida, necessitando de um “esforço” de todos os colaboradores para que os objetivos da empresa sejam atingidos.

Pode ser categorizada dentro dos processos ágeis e de desempenho, com total foco nos resultados. Quando bem-sucedida, ela pode funcionar como uma ferramenta fácil da comunicação interna, fazendo com que a equipa esteja totalmente integrada com a empresa e entre si.

Como surgiu?

A metodologia OKR foi utilizada pela primeira vez na Intel, porém teve uma enorme popularização quando John Doer fez sua implementação no Google. Essa metodologia fez um enorme sucesso no passado, pois era totalmente baseada no planeamento de metas, o que, até então, era algo não tão explorado no mercado.

Para se ter uma noção, quando a OKR foi implementada no Google, a empresa possuía em torno de 40 funcionários. Nos dias atuais a empresa possui mais de 60 mil funcionários e essa metodologia ainda continua a ser aplicada

Como funciona?

Objetivos

Os objetivos devem ser claros, pois somente através disso será possível definir onde a empresa almeja chegar. Eles devem ser diretos, além de inspirar e motivar todos os funcionários.

Um bom objetivo deve funcionar como uma forma de estímulo para todos dentro de uma organização.

Resultados Chave

Essa parte do processo é essencial para que seus objetivos sejam alcançados. Aqui serão mensurados, de forma eficiente e confiável, todos os parâmetros desejados por sua empresa.

Os Resultados Chave são responsáveis por determinar o quão distante ou o quão perto a empresa encontra-se do objetivo proposto.

Para cada objetivo é necessário ter de 2 a 5 resultados principais – mais do que isso a métrica se tornará de difícil análise e menos do que isso ela será pouco eficiente.

 

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